+55 (11) 94492-2490
EnglishItalianPortugueseSpanish
EnglishItalianPortugueseSpanish

Artigos e notícias

PUC Minas abre vagas para a 2ª turma do curso de pós-graduação em Direito Internacional, que se inicia em 2024

O curso “Direito Internacional das Imigrações” é idealizado por Daniel Toledo, conhecido como um dos nomes mais respeitados da advocacia imigratória

Com o aumento dos fluxos imigratórios em todo o mundo, contar com profissionais qualificados, que compreendam as complexidades legais e os desafios enfrentados pelos imigrantes se mostra cada vez mais necessário. Advogados especializados em direito internacional, por exemplo, desempenham um papel fundamental no auxílio aos indivíduos em busca de proteção e na facilitação de processos migratórios legais. 

Esses profissionais atuam oferecendo aconselhamento jurídico especializado, representação em processos de solicitação de refúgio e regularização de status de vistos. Além disso, possuem a expertise necessária para lidar com as complexidades das leis e tratados internacionais, promovendo a justiça no contexto migratório global.

Com o intuito de oferecer uma capacitação de qualidade, Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos,  idealizou o curso de pós-graduação em Direito Internacional das Imigrações, adotado pela PUC Minas como uma grande novidade no campo de ensino do Direito. 

Trata-se do primeiro curso do país com foco em imigração para os Estados Unidos, apresentando novas possibilidades para os estudantes. Durante os dois primeiros semestres de 2023, o curso foi considerado um sucesso e seguirá como parte da grade oficial da PUC-MG em 2024. 

De acordo com o advogado, o objetivo é a resolução de problemas da área migratória. “Isso será feito com a disponibilização de conhecimentos jurídicos altamente qualificados, tendo como foco a prática de representação junto às embaixadas, consulados e organizações internacionais, bem como a postulação de vistos, sobretudo no Brasil, Estados Unidos e Europa”, revela.

Para Bárbara Thaís Pinheiro Silva, mestra e coordenadora do curso de pós-graduação em Direito Internacional das Imigrações, o papel de Toledo é fundamental para o sucesso das aulas. “É um profissional de referência que idealizou um curso exclusivo, onde nenhuma instituição do Brasil oferece algo sequer parecido. São ensinamentos realmente sofisticados e ideais para advogados que também querem se tornar nomes de sucesso na área de Direito Internacional”, revela.

O curso “Direito Internacional das Imigrações” abordará os seguintes temas:

  • Tratados internacionais sobre migrações;
  • Legislação brasileira aplicável à imigração;
  • Processos de nacionalidade e naturalização;
  • Cidadania e pedidos de autorização de residência;
  • Principais vistos para o Brasil e Europa (Professor Daniel Toledo);
  • Prática para aplicação de vistos brasileiros (Professor Daniel Toledo);
  • Sistema imigratório europeu;
  • Legislação dos Estados Unidos aplicável à imigração;
  • Regulamentações dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS);
  • Principais vistos para os Estados Unidos;
  • Prática para aplicação de vistos dos Estados Unidos;
  • Órgãos controladores das migrações nas fronteiras;
  • Representação junto às embaixadas, consulados e organizações internacionais.

 

As inscrições e matrículas do curso de pós-graduação “Direito Internacional das Imigrações” estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2024. As aulas, por sua vez, terão início no dia 8 de abril de 2024 e se encerram em 9 de junho de 2025. 

 

 

Compartilhe