+55 (11) 97827-5522
EnglishItalianPortugueseSpanish
EnglishItalianPortugueseSpanish

Como saber se me qualifico para o Green Card americano pelo visto EB2 NIW?

Especialista em imigração explica detalhes da aplicação do visto que autoriza residência permanente e trabalho nos Estados Unidos

O sonho americano deve ser algo analisado com cuidado e, principalmente, conhecimento profissional. Muita gente acaba cruzando as fronteiras à espera do visto EB2 NIW, que encaixa o imigrante na categoria Employment-Based e concede residência permanente (Green Card) com autorização não apenas para morar, como também trabalhar, estudar, viajar e construir uma vida com os mesmos direitos de um cidadão americano. Mas é preciso ter atenção! Às vezes, o imigrante investe bastante dinheiro na aplicação e, no final, não se qualifica.

Este tipo de visto pode ser concedido a profissionais de todas as áreas que possam comprovar destaque, com atuação de interesse nacional dentro dos Estados Unidos, seja econômica, cultural ou educacional.

“Existe uma decisão agora da Suprema Corte Federal que tem autorizado o protocolo de processos em alguns casos de pessoas que ficaram fora de status – não pessoas ilegais que entraram pela fronteira do México ou Canadá. Eu sugiro que o interessado sempre converse com um advogado especializado em imigração, que vai saber direcionar melhor e dizer se o caso é aplicável ou não. Isso varia muito de caso a caso e também é preciso analisar se realmente cabe à pessoa um EB2 NIW, se de fato há possibilidade desse tipo de aplicação. Ao aplicar ou qualificar para um EB2, nem sempre você qualifica também para um NIW”, detalha Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos.

A diferença essencial é que, no visto EB2, o requerente não pode ser o peticionário, mas sim uma empresa que o solicita para ter aquela pessoa como mão-de-obra, com a conquista do Certificado de Trabalho. Mas, afinal, como saber quando uma pessoa se qualifica para o NIW?

Para aplicá-lo, as comprovações devem se encaixar em pelo menos três critérios, como ter uma pós-graduação ou equivalente, com habilidade excepcional nas áreas de ciências, artes ou negócios. Além disso, é preciso provar que vai beneficiar o país de alguma maneira, garantindo que a região receba especialistas reconhecidos para ajudar a desenvolvê-la.

Essa análise é feita por meio de alguns requisitos:

  • A habilidade comprovada é de importância nacional?
  • O imigrante tem um bom histórico educacional?
  • Como são as experiências profissionais do requerente e seus registros de sucesso?
  • O candidato parece alguém que terá êxito com o surgimento das oportunidades?
  • O peticionário conseguiu demonstrar que dispensa a oferta de trabalho?
  • Ele é benéfico para os Estados Unidos?

 

 

Uma vez aprovada, a autorização de residir e trabalhar em solo norte-americano se estende para dependentes, cônjuges e filhos solteiros e menores de 21 anos.

Daniel Toledo

5/5

Sócio fundador da Toledo e Advogados Associados e especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR e professor da PUC Minas Gerais do primeiro curso de pós-graduação em Direito Internacional, com foco em Imigração para os Estados Unidos.

Há 20 anos abrindo as portas do mundo para os brasileiros

 

O escritório Toledo Advogados Associados, com base há quase 20 anos na cidade de São Paulo e com filiais em mais dois países, é especializado em imigração, investimentos e negócios internacionais.

Depoimentos
Sheila Carvalho, ex-dançarina do É o Tchan
Grupo Negritude JR
Kiko, KLB

E-book gratuíto

Daniel Toledo, só o começo de uma história

A história conta toda a carreira do Advogado Daniel Toledo, desde a sua infância, escolha pela faculdade de direito, seu casamento, nascimento do filho e quando decidiu migrar para os Estados Unidos.

COIOTE DIGITAL –
O novo pesadelo dos brasileiros

Nas doutrinas espiritualistas, o significado do coiote é de se conectar a sua intuição, a fonte de tudo, e utilizar, a partir do que foi intuído, a inteligência e a astúcia para a sobrevivência.

Recemendamos:

Riscos da Imigração irregular para os Estados Unidos e México

Divisão de Assistência Consular Ministério das Relações Exteriores

Aviso Legal: Nenhum escritório pode garantir qualquer tipo de aprovação de visto.

Este material pertence exclusivamente à Toledo e Advogados Associados. Não tem caráter promocional e se destina unicamente a informar nossos clientes através de download de e-book gratuito. A escolha e contratação de um Advogado devem sempre estar embasada na análise de seu currículo e histórico profissional.

Imprensa

Confira as principais matérias que contaram com a participação do Advogado Daniel Toledo