Artigos e notícias

Entendendo a Priority Date nos processos da USCIS e seu impacto no processamento de vistos

* Marcelo Fantin

Na manhã desta sexta-feira dia 14 de abril de 2023, a USCIS emitiu o Visa Bulletin de Maio com a noticia de mais um retrocesso na Priority Date dos vistos EB2 e EB2 NIW, ou seja, no Visa Bulletin anterior, de Abril de 2023, tinhamos a Priority Date retroagindo para Julho de 2022, e agora para para Fevereiro de 2022.

Orientamos as pessoas que estavam aguardando para fazer ajuste de status dentro dos Estados Unidos, que conversem com seus advogados para entender o potencial efeito em seus processos.

Em nosso escritório, a partir da proxima semana, vamos contatar todos os nossos clientes que eventualmente estavam aguardando para orientá-los de acordo com a nossa estratégia, pois cada caso demanda uma estratégia diferente, tem uma estrutura diferente, uma situação diferente para que eles mantenham o status legal dentro dos Estados Unidos.

Para quem esta pensando em se mudar para os Estados Unidos durante esse período, sugerimos que converse com seu advogado para que junto com você, trace uma estratégia e não fique sem status valido, o que pode afetar negativamente seu processo.

Lembrando que os processos para vistos EB2, podem continuar sendo protocolados normalmente independentemente dessa questão, pois essas restricoes da USCIS para esse tipo de visto, terao efeito apenas caso o aplicante queira proceder ao Ajuste de Status (AOS), Autorizacao de trabalho e Autorizacao de Viagem.

Para elucidar um pouco mais sobre o que eh a Priority Date, esclareceremos alguns pontos importantes a seguir.

Quando se trata de obter um visto para entrar nos Estados Unidos, um conceito-chave que desempenha um papel crucial no processo é a data de prioridade. A Priority Date é um fator crítico nos processos dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e pode afetar significativamente o momento e o sucesso de um pedido de visto.

O que é uma Priority Date?

No contexto dos processos do USCIS, uma Priority Date é a data que estabelece o lugar de um imigrante na fila para o processamento de vistos. É atribuído a um indivíduo quando sua petição de visto, como uma petição baseada em emprego ou família, é protocolada na USCIS. A Priority Date é usada para determinar o lugar de um imigrante na fila de vistos, pois os vistos estão sujeitos a limitações numéricas anuais por categoria de imigração e país de exigibilidade.

O Visa Bulletin, que é uma publicação mensal emitida pelo Departamento de Estado dos EUA, descreve a disponibilidade de números de visto de imigrante com base na Priority Date e na categoria de imigração do solicitante e no país de exigibilidade. Os números de visto são limitados e alocados com base na categoria de preferência e na Priority Date da petição de visto.

Como a Priority Date afeta o processamento de vistos?

A Priority Date tem um impacto significativo no processamento de vistos, pois determina o lugar de um imigrante na fila para a disponibilidade de vistos. A disponibilidade de vistos é determinada pelo “Visa Bulletin” publicado pelo Departamento de Estado dos EUA. Se a Priority Date de um requerente for anterior à data listada no Visa Bulletin para sua categoria de imigração e país de exigibilidade, um número de visto é considerado disponível e o solicitante pode avançar com o processamento do visto.

No entanto, se a Priority Date de um requerente for posterior à data listada no Visa Bulletin, o requerente deve aguardar até que a Priority Date se torne atual e um número de visto esteja disponível. Isso pode resultar em atrasos significativos no cronograma de processamento de vistos, especialmente nos casos em que há alta demanda e números limitados de vistos, como em certas categorias baseadas em emprego, onde os atrasos podem se estender por vários anos.

É importante notar que o USCIS processa petições de visto em uma base de primeiro a entrar, primeiro a sair com base na Priority Date. Como tal, os indivíduos com Priority Dates anteriores têm prioridade no processamento de vistos. Isso significa que, mesmo que a categoria de visto de um indivíduo se torne atual com base no Visa Bulletin, ele não receberá um visto até que sua Priority Date seja atual.

Além disso, em alguns casos, a Priority Date pode mudar durante o cronograma de processamento do visto. Por exemplo, se a petição de visto de um solicitante for atualizada para uma categoria de preferência mais alta ou se uma nova petição de visto for apresentada, uma nova Priority Date poderá ser atribuída, o que pode afetar o cronograma de processamento de vistos.

Implicações para os Solicitantes de Visto

O sistema de Priority Dates pode ter implicações significativas para os requerentes de visto. Se a Priority Date de um solicitante for atual, ele poderá avançar com o processamento do visto, incluindo o envio da documentação necessária, a participação em entrevistas e a verificação de antecedentes. No entanto, se a Priority Date não for atual, o solicitante deve aguardar até que se torne atual para prosseguir com o processo de visto.

O atraso na disponibilidade de vistos devido ao retrocesso da Priority Date pode resultar em atrasos nos planos de viagem, oportunidades de emprego e reagrupamento familiar. Candidatos com datas de prioridade que não são atuais podem experimentar incerteza e períodos de espera prolongados, e sua capacidade de viver, trabalhar ou se reunir com membros da família nos Estados Unidos pode ser adiada.

Em alguns casos, o retrocesso da Priority Date também pode afetar a elegibilidade de um requerente para certos benefícios, como autorização de trabalho ou ajuste de status para residência permanente. Os solicitantes devem permanecer atualizados sobre o boletim de vistos, monitorar regularmente sua Priority Date e trabalhar em estreita colaboração com seu advogado de imigração para entender as implicações de sua Priority Date em seu cronograma de processamento de vistos e benefícios potenciais.

Conclusão

A Priority Date é um conceito crítico nos processos da USCIS que determina o lugar de um imigrante na fila de processamento de vistos. Desempenha um papel significativo na disponibilidade de vistos e pode ter impacto no tempo e sucesso de um pedido de visto. Os requerentes devem estar cientes da sua Priority Date e das suas implicações na sua linha temporal de processamento de vistos. Estar informado, trabalhar em estreita colaboração com um advogado de imigração e compreender o Visa Bulletin pode ajudar os requerentes a navegar no sistema de Priority Dates e minimizar os atrasos no processamento dos seus vistos.